h1

SANTUÁRIO ECOLÓGICO DE SANTA RITA DE CÁSSIA

agosto 8, 2020

SANTUÁRIO ECOLÓGICO DE SANTA RITA DE CÁSSIA

E não se pense que estes esforços são incapazes de mudar o mundo. Estas ações espalham, na sociedade, um bem que frutifica sempre para além do que é possível constatar; provocam, no seio desta terra, um bem que sempre tende a difundir-se, por vezes invisivelmente. Além disso, o exercício destes comportamentos restitui-nos o sentimento da nossa dignidade, leva-nos a uma maior profundidade existencial, permite-nos experimentar que vale a pena a nossa passagem por este mundo.”[1]

Papa Francisco.

            A Igreja de Santa Rita de Cássia, em Indaiatuba, constitui um marco indelével na vida de inúmeros indaiatubanos, quer sejam íncolas, advenas ou peregrinos, propiciando a existência de um ethos peculiar na Cidade e, também da Arquidiocese de Campinas.

            Particularmente, minha experiência, começa na década de 80, do século passado, com a participação no Grupo de Jovens e no Acolitato da época.

            Quando se faz referência à Igreja de Santa de Cássia, lembramo-nos de sua estrutura arquitetônica, com sua disposição do Altar, do Presbitério, da Capela do Santíssimo, do Coro e da Assembleia, que explicitam de maneira vivaz o espírito da Constituição Sacrosanctum Concilium na Igreja Particular de Campinas.

            Mais do que um local, (Ekos) particularmente importante nesta terra de Votura, de Cocais, nossa querida “Indaiatuba, onde o sol tem calor de amizade[2], a Santa Rita é e foi, desde sua origem um Ethos para viver uma nova cidadania, com compromissos sociais, políticos e culturais que permeiam muitos daqueles que lá confessaram e confessam sua Fé, para a construção de uma Polis mais justa e humana, sendo sustentáculo de diversos movimentos sociais, políticos e culturais[3]

Foi na Igreja de Santa Rita que muitos tomamos contato com o documento Fé e Política do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns modificando a percepção de vários paroquianos, que não se desvincula Ética do Poder.

Também foi na Igreja de Santa Rita, que vivenciamos a aplicação da Doutrina Social da Igreja propugnada por Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, em sua primeira visita à Igreja, na Ordenação Sacerdotal do Padre Marcelo Perine, em 1983. Dom Luciano esteve presente em várias ocasiões na Igreja de Santa Rita.

A figura de Dom Helder Pessoa Câmara também inspirou os paroquianos na Luta pelos Direitos Humanos, na oportunidade de sua visita à Igreja de Santa Rita.

Dom Pedro Casaldáliga, juntamente com Pedro Tierra, foram homenageados, com a execução da Missa da Terra sem Males, e a Igreja tornou-se o primeiro local a denunciar a opressão sofrida nos Quinhentos Anos, com outras Histórias

Em Indaiatuba, as primeiras experiências dos Círculos Bíblicos anunciadas por Carlos Mesters, também foram realizadas na Igreja de Santa Rita, o que gerou inúmeras polêmicas.

Santa Rita foi uma das primeiras Igrejas no Brasil a constituir a sua equipe litúrgica, com preparação específica de textos das partes da Missa, sendo utilizado um retroprojetor para a exibição dessas partes, substituindo o folheto litúrgico criado em 1934 por Dom Polycarpo Amstalden, OSB, que também viveu em Indaiatuba.

            A Igreja de Santa Rita sintetiza um trabalho apostólico diferenciado que procura voltar-se às necessidades de um mundo em transformação… A própria Sacrosanctum Concilium nos lembra que devemos reconhecer o que é Mutável do Imutável.

            Os valores do Bem, do Belo e Verdade que muitos vivenciaram, naquele local, não podem ser apagados da História, até porque as Memórias são transitórias e efêmeras, mas o Bem, o Belo e a Verdade não podem ser olvidados e serão marco de posições de avanço para a compreensão, afastando a intolerância, que graça em nossa sociedade atual.

            O grande mediador que ajudou no florescimento da Igreja de Santa Rita, e posteriormente, de toda a Paróquia de Santa Rita de Cássia, é o Padre Francisco Cabral de Vasconcellos, que como Cristão, procura em seu ministério presbiteral, responder ao chamado divino, mesmo muitas vezes, sendo questionado por membros da Igreja, por ter respondido: “sim” a esse chamado…

            Santa Rita, pelo trabalho do Padre Xico, tornou-se fronteira dentro da Igreja Católica Apostólica Romana, experienciando novas liturgias, novos modelos arquitetônicos, novas posturas. Santa Rita foi a primeira Igreja[4] a transmitir a Santa Missa em Seu Lar na década de 80, com o surgimento das Emissoras Pioneiras de Televisão (EPTV) contribuindo de maneira especial com a CNBB[5]. E atualmente mantém programas televisivos, radiofônicos e um apostolado dinâmico nas redes sociais, em especial pelo facebook.

            Santa Rita é a expressão viva dos movimentos de Treinamento de Liderança Cristã, da Catequese Renovada, de Adaptação de Novas Liturgias[6] que marcam a vida dos que lá confessam seu Credo.

            Enfim, o Santuário Ecológico de Santa Rita, que procura de maneira alegórica demonstrar a preocupação dos documentos pontifícios atuais, com a preservação e manutenção do meio ambiente, e também com a sobrevivência dos povos primevos de nosso país, foi um prenúncio de novas posturas dentro da Igreja, com a simpatia de vários membros da hierarquia católica que visitaram o Santuário.

            Padre Xico plantou um pinheiro dentro da Igreja e adequou a construção arquitetônica da Igreja para que ele lá subsistisse[7]… mais do que plantar essa árvore, ele plantou valores em nossa Comunidade, Paróquia e Igreja e também na cidade de Indaiatuba, com a criação da Casa da Providência[8] e suas inúmeras obras de benemerência, que resgatam populações vulneráveis e promovem a Vida.

            Particularmente, enquanto cidadão indaiatubano e íncola da Paróquia, agradeço a presença da Igreja e de seu mediador, em minha vida, levando muitos dos que lá passaram, enquanto protagonistas de suas vidas, a transformarem a sua realidade e serem baluartes em nossa sociedade.  

  

(9)

Retribui Senhor, com a vida eterna àqueles que nos fazem o bem, por causa do Vosso Nome.”

Gentil Gonçales Filho

Professor de Filosofia

Documento apresentado a Sua Excelência Reverendíssima Dom João Ignácio Müller, Arcebispo de Campinas, em audiência de 18 ago. 2020.


[1] FRANCISCO, Papa. CARTA ENCÍCLICA LAUDATO SI DO SANTO PADRE FRANCISCO SOBRE O CUIDADO DA CASA COMUM: educação e espiritualidade ecológicas 212. EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE ECOLÓGICAS 212. 2015. Disponível em: http://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html. Acesso em: 07 ago. 2020.

[2] Apud. Francisco de Paula Cabral de Vasconcellos – (Pe. Xico).

[3] Numa pesquisa no Arquivo Público Nilson de Carvalho, no Centro de Memória Professor Doutor Luiz Sigrist, da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba encontrar-se-ão artigos na Hemeroteca que corroboram Santa Rita um refúgio para aqueles que foram preteridos na Construção da Indaiatuba, vítimas da Aporofobia atual de setores da Sociedade, e que antes de 1979 (Documento de Puebla), já eram mais do que opção preferencial, apoio para os pobres e jovens. Pobres na forma de: de Pessoas com deficiência, das crianças, das mulheres, dos trabalhadores sem-terra, dos idosos, dos pretos marginalizados, dos sem pátria, dos refugiados, dos migrantes, dos perseguidos, enfim de todos aqueles que são pobres.

[4] Em Indaiatuba – SP e talvez, a segunda na Arquidiocese., smj, sendo a primeira a Igreja de Santa Rita de Cássia, em Campinas, com o Padre Magalhães.

[5] CNBB.  Liturgia de Rádio e Televisão: Estudos da CNBB n. 33. SP : Paulinas, 1982.

[6] CNBB. Adaptar a Liturgia: tarefa da Igreja. SP : Paulinas, 1984.

[7] A Igreja de Santa Rita de Cássia foi uma das primeiras Igrejas a possuir um telhado flexível, denominado Zetaflex, que iluminava durante o dia seu interior e que era fechado quando havia necessidade.

[8] A Casa da Providência é mantenedora de 8 obras sociais em Indaiatuba:

A – Creche Ana Maria Pigatto – Jardim Morumbi;  B – Creche Jorge Alves Brown – Bairro Camargo Andrade;  C – Creche Vera Tosca Beluomini – Jardim Carlos Aldrovandi; D –  Creche Dom Paulo de Tarso – Jardim Bela Vista; E –  Colégio Santa Rita de Cássia – Ensino de qualidade com lições de fraternidade;

F – Oficina Santa Paulina – Enxoval para gestantes carentes; G – Oficina de Pães Artesanais – ofertados para as famílias das crianças assistidas pela Casa e a sociedade em geral – Serviço de Assistência Fortalecimento de vínculos e convivência;  H – Projeto “Centro de Atendimento à Criança” – Vila Maria Helena, atendendo crianças de 4 à 15 anos e suas famílias do bairro Camargo Andrade e adjacentes, Serviço de Assistência Fortalecimento de vínculos e convivência. Atendendo atualmente 55 famílias, e com a instalação do novo prédio será aumentado o número de assistidos.

[9] Àrvore. Disponível em: < https://i.pinimg.com/736x/b0/e2/77/b0e277035a893c1aa6e4dd0afc3621c2–principal.jpg >. Acesso em: 08 ago. 2020.

Deixe um comentário

Sereníssima Biblioteca

Biblioteca dos Professores Ana Maria Soares e Gentil Gonçales Filho

INDAIATUBA: ONDE O SOL TEM CALOR DE AMIZADE!

Blog sobre Entrevistas, Memórias e Histórias de íncolas de Indaiatuba

POLITIQUESE

DISCUSSÃO E EDUCAÇÃO POLÍTICA E SOCIOLOGICA

Building Community Knowledge

Building on the work of others' best ideas

memorial dom josé afonso ribeiro

Site que se dedica a preservar a memória de Dom José Afonso Ribeiro, TOR

Escola Annunziatta

Notícias sobre a EE Annunziatta L. V. Prado

Anasoa's Weblog

Professora especialista em História e Cultura

Zelinda Fávero Gervásio

Uma vida dedicada ao ensino

Internetando

Sobre Educação, Recursos Educacionais Abertos, Web 2.0, Inovação Pedagógica e outras "cositas" mais...

algumafilosofia

Blog de discussão de Filosofia, Política e Cultura

Artista Norberto Benedito de Campos WeBlog

Artista Indaiatubano Autodidata

WordPress.com News

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

nodoubt.com.br (wasted heart)

Just another Wordpress.com weblog

WordPress.com

WordPress.com is the best place for your personal blog or business site.

Gentil Weblog

Philosophiae studio tenere

Gustavo D'Andrea Blog

Blog de opinião jurídica, por Gustavo D'Andrea

Escola Estadual "Dom José de Camargo Barros"

Non Scholae, sed vitae discimus - Não aprendemos para a Escola, mas sim para a Vida