h1

ALOCUÇÃO NA RECEPÇÃO DO TÍTULO HONORÍFICO CIDADÃO BENEMÉRITO “DR. CAIO DA COSTA SAMPAIO”

junho 30, 2023

ALOCUÇÃO DE 30-06-2023

1 – Estou muito honrado em receber tão grande homenagem do Povo Indaiatubano, através do Poder Legislativo local, que contempla o trabalho realizado pelo ilustre Dr. Caio da Costa Sampaio.

2 – Muito me alegra esta comenda, porque convivi com o Dr. Caio da Costa Sampaio, nas importantes tarefas que realizamos no Conselho Consultivo da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, no século passado.

3 – Dr. Caio foi Presidente da Câmara nas gestões de 1962 a 1963, 1971 a 1972 e 1973 a 1974.

4 – Dr. Caio, como eu lutou por melhores condições de trabalho, sendo membro de sua associação classista, a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas de Indaiatuba, defendendo os interesses da Odontologia em nosso município. Foi coautor juntamente com seu pai Syllas Leite Sampaio, de importante referência bibliográfica na pesquisa histórica de Indaiatuba, com a obra intitulada “Indaiatuba, sua história”.

5 – Apraz-me receber tal grande condecoração, porque nesta Câmara já passaram e receberam tal título os ilustres comendadores como: a inesquecível radialista Aydil Pinesi Bonachela; as professoras Jane Shirley Escodro Ferretti, Dalva Martinhão de Paula Penteado, Suely Maria Cação Ambiel Batista; o professor Alberto Martins; o mecenas da cultura indaiatubana Paulo Celso Lui; o benfeitor Gentil Pacioni Junior; o grande memorialista Antônio Reginaldo Geiss; nossos amigos e filantropos Antônio Correa e Maurício Baroni; o filho do ilustre onomástico: Claudio Alexandre do Amaral Sampaio, sem esquecer é claro de minha amiga,  “in illo tempore[1] a historiadora Eliana Belo Silva.

6 – Santo Tomás de Aquino, afirmava em seu tratado sobre a Gratidão, que havia três níveis de deste conceito:  

  1. “Nível superficial: que é aquele racional, que presta ao outro apenas um reconhecimento por sua atitude.
  •  Nível intermediário: é o de agradecimento, que dá graças, que louva àquele que lhe prestou algum benefício.
  •  Nível profundo: é aquele que se compromete com a pessoa que lhe fez o favor ou a boa atitude, gerando vínculo com as pessoas…

7 –- Somente em Língua Portuguesa, ( … )  existe a possibilidade de agradecer no nível mais profundo da gratidão em apenas uma palavra.

“obrigado” traz o sentido da obrigação: ‘eu me obrigo com você por ter me feito isso…’. Gera o comprometimento mútuo, gera vínculos.”[2]

8 – Eu, então, expresso meu muito obrigado às pessoas que aqui estão presentes, como sinal indelével deste meu comprometimento com a cidade de Indaiatuba:

9 – Em primeiro lugar, ao meu grande amigo, o vereador professor Sergio Teixeira, que magnanimamente, através de seu mandato parlamentar, quis oferecer esta grande honraria. “Somente existe verdadeira amizade, entre aqueles que são Bons e Justos[3] Saiba que não nos olvidaremos deste gesto.

10 – Minha família, a historiadora e professora Ana Maria Soares, e minha estimada filha Beatriz, que são a sustentação para minhas ações no nosso “santo ninho de amor caro e gentil” e minha querida matriarca, dona Aurora Smaniotto Gonçales.

11 – Meus padrinhos: professor Antônio Machado e dona Antônia, acompanhados do jovem Carlos Maurício, minha madrinha professora Maria Aparecida, e também os padrinhos: Edilton e Henrique e Eliana Mattos.

12 – Os pastores do meu grupo de ecumenismo: Reverendo Renato Navarro e Reverenda Dra. Maria Aparecida de Andrade Almeida, por presença constante entre nós.

13 – Meus colegas de profissão: professor Antônio Carlos Martinazzo, que me acompanha desde o ensino médio e seu companheiro Gil; a querida Comendadora da Ordem João Tibiriça Piratininga, a professora Rita de Cássia Trasferetti, amiga dos tempos da Igreja Santa Rita, do nosso querido padre Xico, e que também acreditou, enquanto Dirigente de Ensino de Capivari e Secretária Municipal de Educação, no trabalho por nós desenvolvido na área de Educação à Distância; a ilustre professora Viviane Laperuta Marquezano, anjo na forma de pessoa, na nossa caminhada educacional; as minhas queridas coordenadoras Gisele Gotsfritz e Marcia Costa, o professor Geraldo Garcia, que hoje é homenageado como cidadão indaiatubano, também do Sesi, nosso diretor do Centro de Atividades Sesi 420,  Guilherme Castilho; todos os professores do Sesi aqui presentes, da Fiec e também, o professor Hélio Pavani e também a Comendadora Eliana Belo Silva.

14 – Meus antigos amigos do Pró-Memória, o professor e Historiador Lauro Ratti Junior; a Professora Deize Clotildes Barnabé de Morais, a professora e historiadora Martha Barbosa Marinho, o memorialista Antônio da Cunha Penna, acompanhado de sua esposa a restauradora Regina Penna, e a Comendadora da Ordem kasato Maru, e João Tibirça Piratininga, Dona Maria Imanishi, grande filantropa indaiatubana.

15 – Aqui, também, presentes, os meus companheiros do SINPROVALES, professores Daniel Martin, Márcio de Andrade, Marcelo Cortez, e o meu querido presidente da Federação dos Professores do Estado de São Paulo, Professor Celso Napolitano, que nos acompanha pela internet.

16 – Também nossos amigos Daniel e Angela, bem como o casal Mara e Reginaldo, o Dr. Flávio Brito, nosso grande amigo da área da saúde, Dra. Maria Cristina que me acompanha semanalmente com seus conselhos.

17 – Em especial, não poderia faltar, todos aqueles pelos quais eu sou agraciado em ser professor, nossos queridos estudantes das várias casas educacionais em que lecionei: PUC-CAMPINAS, do querido Dom José, estudantes da FIEC e do Sesi Indaiatuba.

18 – Como Santo Tomás, Doctor Angelicus[4], também agradeço Àquele que é o objeto de nossa contemplação e da tradução do nosso contemplado, falando com Deus e de Deus: Laudare, Benedicere, Praedicare[5]

19 – Enfim, termino minha alocução, com as simples palavras, expressão desta gratidão:

Muito obrigado!’


[1] Desde tempos imemoriais

[2] JOVENS DE MARIA (Aparecida). A 12 – Santuário de Aparecida. O verdadeiro sentido da gratidão expresso na palavra “Obrigado”: somente na língua portuguesa conseguimos traduzir o nível mais profundo da gratidão. Somente na língua portuguesa conseguimos traduzir o nível mais profundo da gratidão. 2018. Disponível em: https://www.a12.com/jovensdemaria/artigos/comportamento/os-niveis-de-gratidao-na-palavra-obrigado-em-diversos-idiomas. Acesso em: 30 jun. 2023.

[3] SANTO TOMÁS DE AQUINO. SUMMA THEOLOGICA.

[4] Doutor Angélico

[5] Louvar, Bendizer e Pregar.

Deixe um comentário

Sereníssima Biblioteca

Biblioteca dos Professores Ana Maria Soares e Gentil Gonçales Filho

INDAIATUBA: ONDE O SOL TEM CALOR DE AMIZADE!

Blog sobre Entrevistas, Memórias e Histórias de íncolas de Indaiatuba

POLITIQUESE

DISCUSSÃO E EDUCAÇÃO POLÍTICA E SOCIOLOGICA

Building Community Knowledge

Building on the work of others' best ideas

memorial dom josé afonso ribeiro

Site que se dedica a preservar a memória de Dom José Afonso Ribeiro, TOR

Escola Annunziatta

Notícias sobre a EE Annunziatta L. V. Prado

Anasoa's Weblog

Professora especialista em História e Cultura

Zelinda Fávero Gervásio

Uma vida dedicada ao ensino

Internetando

Sobre Educação, Recursos Educacionais Abertos, Web 2.0, Inovação Pedagógica e outras "cositas" mais...

algumafilosofia

Blog de discussão de Filosofia, Política e Cultura

Artista Norberto Benedito de Campos WeBlog

Artista Indaiatubano Autodidata

WordPress.com News

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

nodoubt.com.br (wasted heart)

Just another Wordpress.com weblog

WordPress.com

WordPress.com is the best place for your personal blog or business site.

Gentil Weblog

Philosophiae studio tenere

Gustavo D'Andrea Blog

Blog de opinião jurídica, por Gustavo D'Andrea

Escola Estadual "Dom José de Camargo Barros"

Non Scholae, sed vitae discimus - Não aprendemos para a Escola, mas sim para a Vida